Olá a todos, estarei compartilhando meus conhecimentos, sobre a linguagem de programação usada na versão 38A. (Mas conhecido como TeaScript)
Original link: https://www.youtube.com/watch?v=u4omaws1K0Y
Mas afinal, o que é o TeaScript ?
TeaScript é basicamente uma versão simplificada do Visual Basic criada pelo 38A, com ela é possível fazer modificações dentro do seu Level/Mundo.
Você pode criar :
• NPCs customizáveis, Chefes Novos.
• HUDs Novas.
• Manipulação de Bitmap.
• Power-Ups novos.
e muito mais !
Agora que você sabe o que é o TeaScript, vamos falar sobre o seu funcionamento.
Nesse Tutorial estarei falando das seguintes Instruções :
Code: Select all
If | Else
• If : Sendo uma Instrução Básica com uma Condição e uma Declaração. A Condição é o que está sendo verificado, e uma Declaração é o que será feito se a condição for atendida.
Code: Select all
if 'condition then
'declaration
end if
- Tradução
Code: Select all
Se 'Condição então
'Declaração
fim
Exemplo :
Code: Select all
if sysval(coincount) = 50 then
sysval(coincount) -= 50
end if
- Tradução²
Code: Select all
Se o sysval(coincount) = 50 então
sysval(coincount) -= 1 'Vai diminuindo em -1
fim
sysval(coincount) : Variável do Sistema que mostra a quantidade de Moedas que o jogador possui.
• Else : Sendo Instrução Básica. Fará o oposto caso a primeira condição não seja verdadeira.
Exemplo :
Code: Select all
If sysval(coincount) > 50 then
char(1).status = 2
else
char(1).status = 1
end if
- Tradução³
Code: Select all
Se o sysval(coincount) > 50 (Se o contador de moedas for maior que 50) então
char(1).status = 2
se não
char(1).status = 1
fim
char(1).status : Classe do Jogador, onde guarda o status do personagem. (Exemplo: Status = 1 - Mario Pequeno | Status = 2 - Mario Grande) [/code]
Mais Alguns exemplos :
Code: Select all
1:
if v(Wind)=1
char(1).x -= 1
end if
Code: Select all
2:
if .health = 1
char(1).xsp = char(1).xsp*-1
.health = 2
end if
1 - Verifica se a variável local (Wind) é igual a 1, se sim, o Jogador 1 (Player 1) ira 1 pixel para trás (Posição).
2 - Verifica se a quantidade de vida de um objeto é igual a 1, se sim, o Jogador 1 (Player 1) se moverá trás (Velocidade) e a quantidade de vida será 2.
Espero que tenha ajudado vocês e até o próximo tutorial. Qualquer duvida comente
