• 1 - [Tutorial - TeaScript] : O que é TeaScript | Instruções.

Moderators: tb1024, Semi-moderatos

Victor ManuelMR M
Topic author, Marquis
Marquis
Avatar
Victor ManuelMR M
Topic author, Marquis
Marquis
Age: 18
Reputation: 51
Posts: 152
Joined: 7 Feb 2018

Post #1by Victor ManuelMR » 10 Sep 2020, 7:36

Logo.png

Olá a todos, estarei compartilhando meus conhecimentos, sobre a linguagem de programação usada na versão 38A. (Mas conhecido como TeaScript)

Vídeo Tutorial sobre TeaScript em Português :
phpBB [youtube]

Original link: https://www.youtube.com/watch?v=u4omaws1K0Y



Mas afinal, o que é o TeaScript ?

TeaScript é basicamente uma versão simplificada do Visual Basic criada pelo 38A, com ela é possível fazer modificações dentro do seu Level/Mundo.
Você pode criar :
• NPCs customizáveis, Chefes Novos.
• HUDs Novas.
• Manipulação de Bitmap.
• Power-Ups novos.
e muito mais !

Agora que você sabe o que é o TeaScript, vamos falar sobre o seu funcionamento.

Nesse Tutorial estarei falando das seguintes Instruções :

Code: Select all

If | Else

If : Sendo uma Instrução Básica com uma Condição e uma Declaração. A Condição é o que está sendo verificado, e uma Declaração é o que será feito se a condição for atendida.

Code: Select all

if 'condition then 
   'declaration                               
   end if


Tradução

Code: Select all

Se 'Condição então
'Declaração
fim

Exemplo :

Code: Select all

if sysval(coincount) = 50 then
sysval(coincount) -= 50
end if


Tradução²

Code: Select all

Se o sysval(coincount) = 50 então
sysval(coincount) -= 1 'Vai diminuindo em -1
fim 

sysval(coincount) : Variável do Sistema que mostra a quantidade de Moedas que o jogador possui.

Else : Sendo Instrução Básica. Fará o oposto caso a primeira condição não seja verdadeira.
Exemplo :

Code: Select all

If sysval(coincount) > 50 then
char(1).status = 2
else
char(1).status = 1
end if


Tradução³

Code: Select all

Se o sysval(coincount) > 50 (Se o contador de moedas for maior que 50) então
char(1).status = 2
se não
char(1).status = 1
fim

char(1).status : Classe do Jogador, onde guarda o status do personagem. (Exemplo: Status = 1 - Mario Pequeno | Status = 2 - Mario Grande) [/code]

Mais Alguns exemplos :

Code: Select all

1:
if v(Wind)=1
   char(1).x -= 1
end if


Code: Select all

2:
if .health = 1
   char(1).xsp = char(1).xsp*-1
   .health = 2
end if


1 - Verifica se a variável local (Wind) é igual a 1, se sim, o Jogador 1 (Player 1) ira 1 pixel para trás (Posição).
2 - Verifica se a quantidade de vida de um objeto é igual a 1, se sim, o Jogador 1 (Player 1) se moverá trás (Velocidade) e a quantidade de vida será 2.


Espero que tenha ajudado vocês e até o próximo tutorial. Qualquer duvida comente :)
Image
[1.4.5] - Dream Team at The Challenging Portals:
Image

Return to “Portuguese - Português”

Who is online (over the past 5 minutes)

Users browsing this forum: 1 guest